É muito bom ler a respeito de histórias de pessoas bem sucedidas, mas tudo tem limite! Não aguento mais posts com tiradas geniais de Jack Welch, Warren Buffett dizendo não sei o quê ou alguma ideia brilhante de Steve Jobs no comando de sua mega empresa. Santa chatice!

Os livros de auto-ajuda têm feito muito sucesso, tentando nos convencer de que apenas mudando nossas atitudes, teremos e seremos o que quisermos. Os textos são tão bem escritos, que muitas vezes acreditamos nessa bobagem. A vida, contudo, é muito mais complexa, e o que vale para um pode não valer para outro.

O próprio conceito de sucesso já é questionável. Ficar rico é sinônimo de sucesso? Mesmo que custe a saúde pessoal e o desmoronamento da família? De verdade? Dispenso! E chegar ao topo de uma organização de 100 mil funcionários para trabalhar 18 horas por dia, sete dias por semana? Também não parece tão tentador assim…

Pior de tudo é pegar trajetórias profissionais de americanos, por exemplo. Os EUA são muito diferentes do Brasil, e nem sempre o que é sucesso lá, é por aqui. Mesmo que você tenha todas atitudes do Steve Jobs, é muito pouco provável que construa um império como a Apple, por isso, volte à realidade e faça seu trabalho dando o melhor de si, que já está bom demais!

Da próxima vez em que for postar uma frase ou exemplo de alguém famoso, tido como de sucesso, por favor, deixe-me de lado, pois não ando muito interessado. Obrigado!

Anúncios