Somos especialistas em crises. Quer dizer, especialistas em viver quase sempre em meio à turbulência. São tantas crises, que já nem sabemos dizer ao certo quando começa uma e termina outra, se é que elas realmente acabam. O fato é que sempre encontramos um jeito e, em meio à atual, mais uma vez, não fugiremos à luta e renasceremos das cinzas. 

Próximo de completar 40 anos, lembro-me de diversos planos econômicos frustrados: Planos Cruzado, Bresser, Verão, Collor, um monte de tentativas pífias de colocar a nação nos eixos. Nada funcionou, até que veio o Plano Real e trouxe consigo a perspectiva de dias melhores, com inflação baixa e previsibilidades da economia. Tudo ia muito bem, até eclodir a crise global de 2008 e iniciar novamente o ciclo de crises, que culminaram com a que estamos passando em 2015. Não entrarei no mérito político, senão o post vai desandar e perderei o foco. De qualquer maneira, cá estamos novamente enfiados na lama, até o pescoço.

Emprego em queda, inflação em alta e crescimento nulo! Pior, sem nenhuma perspectiva de melhora à vista. Ao contrário, parece que não chegamos ao fundo do poço. E o que fazer? Sentar e chorar? Lamentar-se de não ter nascido no Canadá ou Estados Unidos (seria uma boa né?)? De modo algum! Precisamos levantar, sacodir a poeira e dar a volta por cima! Está desempregado? Procure emprego com avidez, utilizando o tempo vago para estudar um pouco mais, melhorar o idioma e fazer contatos. Está empregado? Assuma outras responsabilidades, resolva mais problemas e nem pense em ir pedir aumento num momento como esse! O negócio próprio está em crise? É hora de cortar custos, aumentar a produtividade e abusar da criatividade.

Sempre tem um jeito! Dá sempre pra ficar melhor, ao contrário do que Murphy nos ensina. O conformismo é a trava da criatividade. Se estiver incapaz de olhar a sua volta e enxergar possibilidades de melhoria, é melhor ficar atento, antes que comecem a dizer a você o que e como fazer. Não permita que o desânimo e o medo ditem seu ritmo de vida. Bote a cabeça para funcionar e corra atrás da sua felicidade, pois se não o fizer, ninguém fará em seu lugar! Não seja coadjuvante da sua própria vida, em vez disso, assuma o papel principal e construa seu futuro hoje, a partir de agora!

Anúncios