Essa semana me deparei com a seguinte frase pelo menos 4 vezes:

“Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores… Tornam-se seu destino”.

Mahatma Gandhi

Em um primeiro momento o texto acima me pareceu perdido, mas depois me dei conta de quão importante o assunto é.

Pense nas suas atitudes. Você levanta pela manhã, faz todas as coisas exatamente iguais a todos os outros dias: toma banho, prepara o café correndo pra não perder a hora do trabalho, lê as notícias de seu periódico favorito, tem as mesmas atitudes no trabalho, volta pra casa na mesma hora, pra dormir e acordar no dia seguinte e repetir as mesmas coisas.

A rotina é tanta, que no meio de tudo isso nossa cabeça nem pensa mais direito no que está fazendo. Tudo na mesma hora, da mesma forma. Talvez isso nem cause um mal estar, porém a gente nem percebe a quantidade de reclamações e críticas que faz durante o dia. Esse é o problema.

Nosso cérebro é tal como um músculo que treinamos na academia. Se essa inclinação mental ao pessimismo passa despercebida, nossas atitudes positivas, criativas e de bem estar passam a ser excluídas de nosso ambiente diário. Esse estado inerte nos coloca longe de um avanço: é como se congelássemos em um mar de pessimismo e desânimo.

E existe uma alternativa?

Sim! Já que pensamos em tudo, em todos os momentos, é importante que nossos pensamentos não estejam cristalizados, ou mantidos em padrões negativos. É essencial quebrar esse paradigma. Afinal, você demorou um tempo para criar hábitos que nem sempre fazem bem ao cérebro. Por que não inverter o caminho e torná-lo positivo, rico e especial?

Treine seus pensamentos! Coloque o positivo em primeiro lugar. Se você atingiu uma meta, isso é ótimo, não tente colocar em seus pensamentos que ela é insignificante, pois você ainda tem a próxima meta para atingir. Um bom emprego indica que você é ótimo, e não que deveria estar em um emprego melhor. Mesmo que você precise de algo maior no futuro, aproveite o sucesso presente.

Se você for positivo, certamente seu sucesso será maior. Porém, é preciso treinar a cabeça pra isso:

  • Não faça críticas, faça agradecimentos! Pense na quantidade de coisas boas que você tem durante as 24h do dia. Acordar já é uma delas;
  • Você teve uma experiência positiva no seu dia? Ótimo! Fale sobre ela, exalte-a,  escreva-a. Mostre para o inconsciente o quanto isso é importante para seu bem estar;
  • Esteja sempre com a cabeça centrada. Faça exercícios físicos, procure algo que lhe agrade. Um hobby que você adora, ou mesmo um trabalho que goste muito;
  • Erre para acertar. Troque o caminho de casa, uma vez por semana. Mude a camisa habitual. Assista a um programa diferente ou leia outro jornal, e tire o cérebro do automático;
  • Lembra daquele amigo que não lhe escreve há 12 anos? Escreva você, ou ligue pra ele. Pratique atos de gentileza e compartilhe sorrisos. Isso fará bem a você e àquele que receberá esse carinho.

Tire sua cabeça do ponto morto e faça-a engatar a terceira marcha. Tenho certeza de que o sucesso será imediato!

Grande abraço,

Marcos Vini

Anúncios