Antes de começar o post, entre no micro, vá na pasta Meus Documentos e dê um clique duplo em seu currículo. Muito bom! Vai abrir o Word, e depois clique no menu Arquivo e em seguida Imprimir. Pronto! Imprima o documento e sem ter um pingo de dó, jogue-o no lixo antes que o recrutador faça isso! Agora sim, vou te ensinar a fazer um CV decente!

Por favor, nenhum currículo pode ter mais de 2 páginas. Uma seria o ideal. Por quê? Simples. Ninguém dá a mínima para esse documento. Ele serve apenas para peneirar informações sobre pessoas desconhecidas. Sendo assim, seja esperto, resuma suas experiências profissionais e informe somente o necessário. Se fizer isso, suas chances de sucesso já começaram a despontar. Fuja do lugar-comum!

Quanto à forma do CV, utilize os pré-formatados disponíveis no próprio Word (não sabe fazer? Pesquise no Google!). É impressionante como os currículos são iguais e enfadonhos. Dizem as mesmas coisas e não dizem nada ao mesmo tempo. Exemplos:

  • facilidade de relacionamento interpessoal
  • pró-atividade
  • liderança
  • trabalho em equipe
  • gestão de projetos
  • aumento de produtividade

 

Tudo balela. Repetir esses jargões não quer dizer absolutamente nada! Minha sugestão é que você seja capaz de trazer exemplos que traduzam essas expressões para lá de batidas. Veja só:

  • ao invés de gestão de projetos, coloque “liderei um projeto X, que terminou rigorosamente no prazo e dentro do budget estipulado”. Meu Deus! Que diferença! Qualquer ser humano que já tenha participado e/ou liderado um projeto sabe reconhecer o mérito de alguém que realizou uma façanha dessas. Você acabou de mostrar, na prática, que faz boa gestão de projetos;
  • ao invés de aumento de produtividade, prefira “aumentei em 50% a capacidade das máquinas XPTO, em apenas 6 meses de trabalho”, ou “reduzi o quadro de funcionários em 15% e aumentei o volume de produção em 10%, num período de 45 dias”. Uau! Você é o cara! Um gerente ou diretor industrial vão querer chamá-lo para ser entrevistado rapidamente, para saber se você toparia realizar a mesma proeza na empresa deles!

 

Entendeu o espírito da coisa? Dizer que sabe é muito diferente de ter feito de verdade. A maioria dos currículos são jogados na lata do lixo, pois faltam evidências ou fica óbvio quando o candidato passou longe das experiências que afirma ter.

Quer ter um diferencial? Conquiste aqueles que irão te entrevistar e lhes mostre que você será a solução dos problemas deles. Eu garanto que será contratado!

Eng. William Mazza

Anúncios