Calma!! Você já estava indo em direção à sala do chefe para pedir aumento de salário? Qual seu argumento? Por favor, se ele estiver dentre os citados abaixo, reconsidere, a título de poder passar vexame na hora H. Vamos lá:

Eu faço um bom trabalho” – má notícia: você foi contratado exatamente para fazer um bom trabalho. Ninguém admite um funcionário para que ele realize um serviço mais ou menos! Trabalhar direito é requisito de empregabilidade, ou seja, quem pretende continuar empregado, precisa fazer seu papel bem feito. Desculpe, mas é obrigação, não mérito!

Fulano faz a mesma coisa que eu, e ganha mais” – ok, mas espere um pouco. Quanto tempo esse colega tem de casa a mais que você? Normalmente, existem dissídios coletivos anuais que ajustam os salários de acordo com a inflação do período. Além disso, com mais tempo de serviço, o funcionário já deve ter recebido alguns incrementos ao longo dos anos. E também, muito provavelmente, ele realiza a mesma atividade com mais rapidez, qualidade e independência do que a maioria do setor, então, cuidado ao realizar comparações entre colegas.

Faz 5 anos que não recebo aumento” – existe um período normativo para que alguém receba aumento? Há alguma lei que obrigue o empregador a conceder reajustes pelo fator tempo? Faça uma autocrítica e entenda por que está a tanto tempo sem aumento salarial. É só você nessa situação, ou todo o departamento enfrenta o mesmo problema? Pessoas com menos tempo de casa tiveram reajuste em vez de você?

Estou muito defasado em relação ao que o mercado paga” – normalmente, essa informação está embasada em puro achismo, e não em dados reais. Faça um teste. Procure vagas profissionais condizentes com sua experiência e formação, para checar a quantas anda o mercado. Cuidado, pois na maioria das vezes, a surpresa é que você ganha acima da média. Nesse caso, volte a trabalhar e finja que nada aconteceu.

Acabei minha graduação/pós-graduação, e nada até agora” – o maior beneficiado com isso é você mesmo! Concluir os estudos é uma etapa importante para alavancar a carreira, mas, de novo, nenhuma empresa é obrigada a reconhecer esse esforço com aumento de salário. O que se espera, contudo, é que os concluintes de estudos agreguem mais valor à função, trazendo novos conceitos e boas práticas do mercado, vistos na universidade. Se fizer isso, em algum momento surgirá o reconhecimento salarial, e até mesmo a tão sonhada promoção.

É isso! Prometo escrever o post5 ótimos argumentos para pedir aumento” da próxima vez!

Keep fighting!

Eng. William Mazza

Anúncios