Quando escrevi a respeito dos 5 péssimos argumentos para pedir aumento, prometi outro artigo, dessa vez tratando dos ótimos argumentos. Aí estão. Promessa é dívida.

  1. “O chefe do departamento saiu, e eu assumi o lugar dele interinamente (para sempre)”: é um ótimo motivo, desde que esteja dando conta do recado. Não só o aumento é justificado, como até quem sabe uma promoção esteja a caminho. Claro, nem sempre é na velocidade que gostaríamos, mas seja perseverante e não desanime. Sua hora vai chegar.
  2. “Eu tinha que entregar A, B e C em um ano, mas entreguei A, B, C, D, E e F no mesmo período”: como disse em outro post, fazer o trabalho bem feito não justifica aumento, afinal, fomos contratados para fazer tudo bem feito mesmo. Agora, se por outro lado, você entregou a mais do que o contratado, está aí um excelente argumento para pleitear um reconhecimento financeiro!
  3. “Os clientes vivem elogiando minha postura e trabalho”: clientes só elogiam quando realmente alguém faz por merecer. Não é pouco ser elogiado por eles, principalmente se vier formalizado de alguma forma. Claro que não estou me referindo a algo pontual, mas sim com alguma frequência. Pensando que a satisfação dos clientes é o motivo da existência de qualquer empresa, menções honrosas à sua pessoa e/ou a seu trabalho me parecem motivos de sobra para valorização profissional.
  4. “Estou sendo sondado direto por outras empresas do mercado”: cuidado! Nunca, absolutamente nunca, utilize esse argumento se não for verdade, pois o tiro pode sair pela culatra. Se for verdade mesmo, saiba passar essa informação, não em tom de ameaça, nem chantagem, mas com maturidade e profissionalismo. Em 99% dos casos, é apenas numa eventual contra proposta que as empresas sinalizam um reconhecimento de retenção de talentos, mas, sempre há aqueles que preferem reconhecer o funcionário sem estar numa situação de perda iminente do mesmo. Aprecie com moderação, para não se queimar.
  5. “Todos do departamento receberam aumento, menos eu”: se na sua empresa, tudo que eu disse acima não se aplicar, observe como as coisas são de fato. Se várias pessoas receberam aumento, sem realizar nada do que foi citado, apenas pela boa vontade do chefe ou dono da empresa, vá trás do seu quinhão também, afinal, como diz o ditado “quem não chora, não mama!”.

Em resumo, eu diria que o tema “aumento” é sempre delicado. Seu chefe, quase sempre, terá que levar o assunto para cima, e justificar o porquê da benesse. Mesmo com seu merecimento, muitos não gostam de pedir nada a seus superiores, por isso, o melhor que você pode fazer é apresentar um resultado tão bom, que seu chefe se sinta constrangido por não fazer nada pela sua carreira na empresa. Esse me parece o melhor caminho.

 

Eng. William Mazza

Anúncios