É sempre uma enxurrada de reclamações sobre recrutadores: não dão feedback, maltratam candidatos, dizem que vão ligar e não ligam, etc. Eu mesmo já relatei problemas com esses profissionais em outros posts. Mas será que eles são sempre os vilões? E os candidatos? Ao menos uma vez, já tentou se colocar no lugar de recrutador? Desafiei-me a fazer esse exercício.

  1. A vaga tem requisitos específicos, mas muitos se candidatam mesmo sendo nítido que estão fora do perfil procurado. Isso deve ser bem irritante. Pede-se 10 anos de experiência. O cidadão tem 3, mas se inscreve. Pede-se nível superior em administração. A pessoa é formada em contabilidade, e se inscreve. E por aí vai. Pura perda de tempo de todos.
  2. O recrutador pede o contato do candidato, mas o e-mail volta ou cai no spam. Além disso, nunca retorna os recados da caixa-postal, e reclama falta de feedback. Difícil assim, não?
  3. O processo seletivo está em andamento, daí o candidato simplesmente desaparece sem dar satisfação alguma. Não comparece às entrevistas, perde o interesse e o mundo que se lixe, gerando desgaste para imagem do profissional de recrutamento.
  4. A empresa ou o departamento contratante demoram a se decidir, e o candidato liga descascando o pobre do recrutador, que não tem nada a ver com o pato.
  5. O candidato pede feedback, e quando o recrutador se dispõe a oferecê-lo, aquele simplesmente não aceita nada do que ouve.
  6. Quem aprova ou reprova é o futuro gestor da vaga, mas o recrutador leva a fama de manipular o resultado da seleção.
  7. Escolher o melhor não significa que os outros sejam ruins. Mesmo assim, tem que ouvir que é jogo de cartas marcadas.
  8. O candidato é bom, mas a vaga não. O recrutador não é louco. Ele simplesmente sabe onde tudo isso vai terminar e não segue adiante. O candidato, obviamente, não se conforma.
  9. O candidato, no afã de conseguir a vaga, diz que aceita qualquer condição. O recrutador, calejado que é, sabe que não é assim que funciona. Mas passa por vilão.
  10. Nenhum candidato se lembra que um recrutamento mal sucedido, depõe contra a qualidade profissional do recrutador.

Não parece tão fácil como imaginávamos, não é mesmo?

#ficaadica

Eng. William Mazza

Anúncios