Enfrentar o desemprego não é fácil. Só quem passa ou já passou sabe do que estou falando. É uma má notícia após a outra. Mas não tem jeito, desanimar só piora tudo, e é preciso buscar energias de onde nem imaginávamos haver sobrado alguma. Sendo assim, o desempregado é um exemplo de motivação! Pena que muitos, ao atingirem seus objetivos, a saber, arrumar emprego, percam a capacidade de se motivar no trabalho, e caiam no ostracismo.

Quando o cidadão está à caça de trabalho, comporta-se da maneira como toda empresa deseja ter um colaborador: guerreiro, persistente, ágil, solucionador de problemas e tudo mais! O desempregado utiliza toda sua capacidade em prol do objetivo de se recolocar. É um trator desenfreado, que fará tudo a seu alcance com a intenção de alcançar seu intento. A grande questão é por que esse ímpeto desmorona, com as honrosas exceções de sempre, tão logo conquiste sua oportunidade de trabalho?

Já ambientado, o ex-desempregado fica cheio de mimimi, mágoas e ressentimentos. O maior indicador de desmotivação é perceber como a pessoa se refere à empresa na qual trabalha. Se for como “eles”, bingo! Mais um desmotivado. Se, ao contrário, referir-se como “nós”, opa, grande chance de ter encontrado um motivado. Aquele ser confiante, disposto a percorrer céus e terra para superar suas metas, desaparece e dá lugar a um funcionário morno, mais preocupado com o aumento salarial que nunca vem (por que será?) e quanto tempo falta para encerrar o expediente do dia. Uma pena!

Meu apelo é para que os privilegiados empregados percebam a magnitude do que está ocorrendo no mercado de trabalho, compreendendo que há 11 milhões de pessoas que adorariam estar em seu lugar, e busquem encontrar novamente aquela motivação de desempregado, e se por acaso, não conhecerem o calvário do desemprego, observar a gana dos que assim se encontram e que são uma lição de motivação. Além disso, para os que se encontram sem trabalho, de maneira alguma, percam essa capacidade de se reanimar após cada tombo, pois esse será o maior diferencial competitivo que alguém pode apresentar!

#ficaadica

Eng. William Mazza

Anúncios