Carreira técnica ou gerencial?


Todo mundo já se perguntou uma vez na vida qual melhor caminho profissional a seguir: técnico ou gerencial? Fácil de responder, mas nem sempre a resposta é aceita e colocada em prática. Por quê?

As possibilidades de crescimento profissional são amplas nos dois casos. Nas empresas, é claro, prevalecem as preferências pelas opções gerenciais como as mais atrativas, já que os gestores tendem a chegar mais longe e o caminho a ser percorrido é mais previsível: supervisorcoordenadorgerentediretorVPpresidente. O que muitos não se lembram é de que o funil é estreito e a competição lá em cima é acirrada.

Contudo, não quer dizer que as possibilidades para cargos técnicos não tenham valor, muito pelo contrário. É só lembrar que em muitas empresas, existem vagas executivas em todos os níveis citados acima, exceto presidente, que é um cargo de gestão. Além disso, conhecimento técnico é um tesouro que abre possibilidades interessantes, das quais destaco consultoria e empreendedorismo.

Consultor, em tese, é um especialista em algum assunto, que quanto mais conhecimento tiver, mais valorizado será na medida em que for capaz de solucionar problemas complexos nas empresas. Poderá ganhar muito dinheiro se, por exemplo, for o único a saber o que fazer num raio de 1.000 km. Quanto ele cobrar, possivelmente receberá. Empreender também é ótima opção! Se o profissional souber como fazer, por que não tentar abrir um negócio novo? Se conseguir o capital, o céu é o limite!

Só faço uma ressalva: geralmente, profissionais técnicos têm dificuldades de gestão ou de liderança de pessoas, quando não dos dois! Muitos dizem abertamente não gostarem de gente. Então, façam um favor à humanidade: não procurem por cargos que envolvam trato com humanos, pois não há nada mais desmotivador do que ser liderado por um brontossauro.

#FicaADica

Eng. William Mazza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s