Já sei! É impossível se relacionar com pessoas no trabalho sem lhes contar nada da vida pessoal. É uma arte encontrar o meio termo entre o que pode ser dito e aquilo que só interessa a você e sua família. Então, como administrar o caminho nessa linha tão tênue?

Temas religiosos 

2Certa vez, lembro-me de ter entrado numa sala onde dois evangélicos discutiam rispidamente sobre algum assunto teológico que diferenciava suas duas denominações. Minha abordagem não foi gentil: “pessoal, aqui é ambiente de trabalho ou congresso de teologia?”. Pararam. Mas fiquei sabendo que aquela discussão dividiu pessoas e criou rusgas.

Fora isso, existem ateus, católicos, espíritas, judeus, etc. Já pensou se cada um tiver que discursar sobre suas crenças, e ainda tentar converter novos adeptos às suas verdades? Quem é que fará o trabalho da empresa contratante?

Temas políticos 

3O país está nitidamente dividido: o famoso “nós contra eles”. Nem vou entrar no mérito, pois estou bem definido no meu lado, entretanto, reconheço que se tratando de política, todos são farinha do mesmo saco, e estão preocupados mesmo é com o próprio interesse. Tontos são os que brigam entre si por causa de políticos. Sua empresa não será mais produtiva com o time rachado da mesma maneira: “nós e eles”. Deixe a discussão para o happy hour ou melhor ainda, para as urnas!

Quem é incompetente

4Talvez nem a NASA conte com um time de 100% competentes, então, ninguém pode achar que estará ilhado no mar da incompetência. Demeritar esse ou aquele funcionário só serve para deixar o ambiente de trabalho mais hostil e intragável. Resista à tentação!

Salário e/ou benefícios

5As empresas têm se esforçado muito para padronizar cargos e atividades, mas cada situação apresenta suas peculiaridades. Às vezes, para trazer um profissional mais gabaritado ou proveniente de um concorrente foi preciso oferecer algo a mais, que seus pares não recebem. Revelar esse tipo de situação só traz desmotivação a todos. Ao invés de invejar o que outros recebem, esforce-se para conseguir suas próprias benesses.

Desgosto com o trabalho

6Quem está desempregado não se conforma com quem está trabalhando e está insatisfeito. Vivendo a fase sombria da ausência de trabalho, nada pode parecer mais desalentador do que caçar emprego: é verdade. Mesmo assim, há muita insatisfação em alguns ambientes. Veja só: o contrato de trabalho é entre duas partes, qualquer uma que se sentir insatisfeita, pode rompê-lo a qualquer momento. Então, qual é o sentido de se manter num local onde há tanta insatisfação? Corra ao mercado de trabalho e encontre seu oásis! Não é assim que funciona, não é? Sei lá, faça algo, só não fique com a eterna cara de insatisfeito estampada no rosto. É intragável!

Enfim, esses são os temas mais clássicos, apesar de haver outros que também podem causar danos ou constrangimentos no ambiente profissional. Amizades fazemos na vizinhança, no clube ou na academia, não necessariamente na empresa, que nos contratou para trazermos resultados e realizarmos nosso trabalho com ética e competência. Se fizermos isso, já está bom demais!

Eng. William Mazza

Anúncios