5 mitos que já não me convencem mais no Linkedin


Essa é a minha percepção numa experiência de quase 10 anos lidando diariamente com o Linkedin, e observando o comportamento de colegas e desconhecidos.

 1. Ter uma grande rede de contatos é a chave do sucesso

Bobagem! Linkedin não é Twitter! Lá, ter 10 mil seguidores é importante, aqui não necessariamente. Sair adicionando qualquer um só para ter uma grande rede de contatos, na maioria dos casos, é pura perda de tempo.

2. Ter um perfil bem feito é garantia de atrair recrutadores

Bobagem! É claro que ter um perfil bem feito é importante, mas não é só isso! Linkedin é rede social: interagir com as pessoas é mil vezes mais importante do que um profissional com ótimo perfil, mas que permanece sempre na moita!

3. Adicionar headhunters e profissionais de RH como contatos é melhor para empregabilidade

Bobagem! A melhor rede é aquela formada por pessoas do seu ramo ou que te conheçam e gostem de você. Elas curtirão, comentarão e compartilharão seus posts, aí sim, seu perfil será mais valorizado e atingirá níveis impensáveis de audiência e relevância. Networking não é com qualquer um!

4. Em rede social se diz o que se pensa

Nãããããão! No Linkedin, toda formalidade do mercado de trabalho precisa ser incorporada pelos usuários, afinal, é importante zelar pela empresa em que trabalha ou trabalhou, além de honrar ex-chefes e ex-colegas de trabalho que recomendaram seu trabalho e competências. Ser “estouradinho” no Linkedin é sentença de morte profissional.

5. Quanto mais extenso o perfil, melhor

Bobagem! Não se trata de quantidade, mas sim de qualidade. Com certeza o Linkedin disponibiliza muito espaço para adicionarmos muitas informações, mas só faz sentido utilizá-lo com conteúdo que agregue valor. Encher linguiça mais atrapalha do que ajuda!

 Enfim, essas são as minhas percepções. Fique à vontade para refletir a respeito e decidir o que faz sentido (ou deve ser ignorado) para o seu caso específico, afinal estratégia para arrumar emprego é uma, para criar ou manter network é outra bem diferente. Cada caso é um caso!

 

Eng.William Mazza*

 

*também realizo análises minuciosas de CV e perfil de Linkedin, além de ter bolado a “Estratégia de Recolocação Profissional do WMazza em 10 passos” – Conheça!!

Anúncios

2 comentários em “5 mitos que já não me convencem mais no Linkedin

  1. Mazza, Boa Tarde
    Concordo com que adicionar headhunters e profissionais de RH como contatos não melhora a empregabilidade diretamente, porém indiretamente é muito interessante adicioná-los pois compartilham diversas vagas oque pode ser interessante !
    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s