O “não” mais dolorido de todos!


Quem já participou de processo seletivo e se deu bem sabe: nada mais prazeroso do que ouvir a frase “deu tudo certo, você está contratado!”. Agora, ao contrário, nada mais dolorido que receber uma negativa quando se chegou tão perto… dói demais, não é?

 

Algumas seleções de candidatos se arrastam por meses. Entrevista com headhunter, depois com o RH, depois com o gestor da vaga, depois com o chefe do gestor… costuma demorar pois encaixar-se na agenda de trabalho de tanta gente é tarefa árdua. Às vezes, passam-se meses entre algumas dessas etapas e tem-se a impressão de que não vai dar certo. Uma baita angústia!

Mas a cada nova ligação as esperanças se renovam e o candidato já começa a fazer mil e um planos pensando em seu futuro emprego. Vamos alugar casa ou apartamento? E a escola das crianças? E o emprego do cônjuge? Voltarei a estudar? Enfim, a vida futura parece tomar nova forma conforme as etapas são vencidas.

A última entrevista é sempre a mais difícil. Normalmente, sabe-se que é você e mais um ou dois no máximo. Todos profissionais qualificados e de ponta. Não se está concorrendo com qualquer um. Só os melhores chegam ao final. Dá aquele medo por que o inglês não está 100% e talvez os concorrentes tenham feito intercâmbio fora do país. Ou talvez eles tenham um currículo melhor, mais qualificação, mais bagagem. Um turbilhão de sensações e medos tomam conta.

Aí vem a bomba! “Infelizmente, optamos por outro candidato! Obrigado por participar de nosso…”. É uma decepção enorme! Tudo desmorona. Chegou tão perto e bateu na trave. De volta à estaca zero! Os mesmos fantasmas de antes agora assombram mais forte ainda, pois sabe-se que tudo deverá reiniciar e demorar mais um tempão, e ainda sem ter certeza de que dará certo.

Não há outra alternativa. É preciso levantar a cabeça, continuar a busca e preparar-se para a próxima batalha! Desistir não é opção! Força que sua hora chegará!

 

Eng. William Mazza*

 

*Montei um curso de Linkedin Completo e 100% On-Line. Acesse em https://pages.hotmart.com/w5014169j/curso-completo-de-linkedin-online-básico/

Anúncios

3 comentários em “O “não” mais dolorido de todos!

  1. Nunca passei por isso, mas consigo me colocar no lugar de quem passou. Realmente deve ser um momento difícil. Mas, se servir de motivação, olhando por outro ângulo, quando o candidato chegou tão perto, desbancando tantos outros excelentes candidatos, é sinal que ele está entre os melhores… tem algo a mais que a imensa maioria a oferecer. Sendo assim, com certeza ele conseguirá seu lugar ao sol. Forte abraço!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s