Não estranhem o que vou dizer, mas muitas áreas têm vagas de trabalho abertas, e não encontram profissionais para preenchê-las, mesmo com essa baita crise e desemprego elevado. Por quê?

A revista Veja (em seu site, no dia 27/07/16) fez uma lista de áreas com escassez de profissionais:

1.       Produtores agrícolas na cultura de plantas fibrosas

2.       Mantenedores de equipamentos de parques de diversões e similares

3.       Professores de música, artes e drama do ensino superior

4.       Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos

5.       Árbitros desportivos

6.       Técnicos de inteligência

7.       Produtores de especiarias e de plantas aromáticas e medicinais

8.       Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

9.       Técnicos em necropsia e taxidermistas

10.   Promotores, defensores públicos e afins

Ok, muitos devem estar lendo essa lista e pensando que a maioria delas nem são conhecidas. Bingo! Por isso há escassez. Minha intenção é mostrar essas alternativas, principalmente para aqueles que podem preencher algumas dessas vagas e não sabiam nem da possibilidade dessas oportunidades. Por que não arriscar-se? O que se perde?

Outra área que enfrenta essa mesma escassez é Tecnologia da Informação (TI). A evolução das tecnologias e aplicativos é tão rápida, que profissões simplesmente surgem do nada, como analista de redes sociais, por exemplo. Quem trabalha na área de TI precisa de uma capacidade insana de se atualizar e acompanhar as novidades. Por outro lado, quem sabe aprender algo rapidamente e se atirar ao mercado não seja uma alternativa?

A conclusão óbvia é que quando se busca um profissional para a área administrativa, as chances de encontrar alguém são maiores, mas quando você precisa de uma pessoa mais técnica, há muitas dificuldades. Talvez esse seja um detalhe importante para quem pensa em se reposicionar no mercado em alguma outra função.

Às vezes, um momento de vida turbulento pode alavancar possibilidades nunca antes pensadas. Pense a respeito!

Eng. William Mazza*

*Montei um curso de Linkedin Completo e 100% On-Line. Acesse em https://pages.hotmart.com/w5014169j/curso-completo-de-linkedin-online-básico/

Anúncios