Claro que sim, afinal de contas procurar e contratar funcionários custa dinheiro e, sem dúvida, a opção mais em conta é se utilizar do cadastro feito gratuitamente pelos que se inscrevem diariamente pelo site da empresa.

Sempre haverá alguém para dizer: “Ah, isso não adianta nada, pois já me inscrevi no site de várias empresas e nunca fui chamado!”. Eu acredito que seja verdade. Mas também é verdade que outras pessoas podem ser chamadas mesmo que você nunca tenha sido. Eu, por exemplo, tenho um colega que foi chamado para uma vaga de diretor após ter se inscrito no site de uma determinada empresa.

Mas por que então as empresas buscam profissionais fora de suas bases de dados? Simples, pois um cadastro pode disponibilizar 10 mil pessoas, e mesmo assim uma vaga específica pode requerer alguém de fora. Pior quando o cidadão preenche o cadastro mal e porcamente por preguiça ou descrédito da ferramenta e não é encontrado através dos filtros utilizados pela equipe de recursos humanos.

Hoje em dia, as equipes de RH são tão enxutas que nem sempre é possível realizar um filtro de profissionais digno de sua imensa base de dados. Por vezes uma riquíssima fonte deixa de produzir frutos por falha estrutural da própria companhia. Uma pena! De verdade, acredito porém que trata-se de uma exceção, pois entendo que a maioria faz bom proveito de suas informações geradas na internet.

O que sempre afirmo é que não há mágica para encontrar emprego. Inscrever-se em sites de empresa não é a solução definitiva, mas sim deve ser tratada como mais uma ferramenta importante na árdua luta para encontrar trabalho, sendo assim, não despreze nenhuma possibilidade, pois você nunca sabe de onde pode surgir uma excelente oportunidade!

Eng. William Mazza*

*Montei um curso de Linkedin Completo e 100% On-Line. Acesse em https://pages.hotmart.com/w5014169j/curso-completo-de-linkedin-online-básico/

**Também apresento uma palestra intitulada “25 DICAS DE EMPREGO PARA ENGENHEIROS“. Acesse em https://go.hotmart.com/R5156796G

Anúncios