Em tempos de vacas magras e oportunidades escassas, deixar escapar uma vaga de trabalho é o pior de todos os castigos.

Claro, eu sei que ser aprovado para um trabalho não depende 100% do candidato, aliás, nunca depende! Mas refiro-me ao erro de não oferecer seu melhor em um processo seletivo e perder a chance que esteve tão perto.

Muitos não conseguem a tão sonhada vaga mesmo tendo feito tudo a seu alcance: estudaram a empresa e seu mercado com afinco, pesquisaram sobre seus entrevistadores no Linkedin, “decoraram” o site da companhia, prepararam-se para entrevistas em inglês, enfim, cercaram todas possibilidades mas infelizmente não lograram êxito.

O que me dói, entretanto,  é saber que alguns outros não deram seu melhor, e assim foram preteridos nas escolhas dos empregadores. Deixaram-se consumir pela ansiedade e ficaram sem uma estratégia clara e definida para o processo seletivo. Imaginaram a vida nova no emprego novo, estressaram-se em bolar alternativas para os inconvenientes que a mudança traria, mas não dedicaram-se avidamente à meta principal que era primeiro ser aprovado.

Minha intenção com esse post não é desanimar ninguém, nem trazer culpa aos ombros já cansados e pesados de quem está na luta por um emprego há tempos, pelo contrário, enfatizo a grande importância em se preparar com todas energias à seleção que aparecer. Se forem atrás de você, certamente é porque sua vida profissional fornece todos os subsídios para te deixar no páreo seja lá qual for a vaga a que estiver concorrendo.

Não permita-se perder um jogo de virada, estando ganhando de 1 a 0 e faltando 5 minutos para acabar a partida. Dói demais! Ótimo 2017 a todos!

Eng. William Mazza

*Montei um curso de Linkedin Completo e 100% On-Line. Acesse em https://pages.hotmart.com/w5014169j/curso-completo-de-linkedin-online-básico/

**Também apresento uma palestra intitulada “25 DICAS DE EMPREGO PARA ENGENHEIROS“. Acesse em https://go.hotmart.com/R5156796G

Anúncios