Sempre digo que no Linkedin há 3 itens que seguem o usuário em qualquer lugar da rede: nome, título profissional e foto! Um deles que não estiver a contento pode prejudicar sua imagem pessoal.

Nome feio ou esquisito pode até passar, pois não são todos pais que têm bom gosto. Título profissional mal feito pode mais confundir do que ajudar, mas a ausência da foto oferece uma péssima impressão inicial.

Não sei você, mas sempre que lido com algum usuário que não utiliza fotografia meu foco é tentar imaginar por que faz isso. Qual seria o problema: baixa autoestima? Pouco caso com a importância da rede? Perfil fake? Evitando ser reconhecido? Perfil abandonado? Perceba que o foco sai do âmbito profissional e se volta para preocupações totalmente distantes do que deveriam.

Agora imagine um recrutador. Buscando um profissional para uma ótima vaga numa empresa melhor ainda. Tudo que ele encontrar a respeito dos futuros candidatos contará a favor ou contra. Numa disputa acirrada entre competidores igualmente qualificados, um perfil exibe um profissional confiante, com forte expressão facial, versus um outro sem ao menos uma foto. Não tenho dúvidas que as mesmas questões que levantei acima serão feitas pelo recrutador.

É tão fácil resolver a questão! Basta adicionar uma imagem sua que colabore para reafirmação de tudo aquilo que você cita em seu perfil. Mas posso colocar qualquer foto?? Não!!! Leia meu post intitulado “O QUE SUA FOTO DE PERFIL DIZ SOBRE VOCÊ?”! Achou que seria fácil assim? Não né!?

Eng. William Mazza

*Montei um curso de Linkedin Completo e 100% On-Line. Acesse em https://pages.hotmart.com/w5014169j/curso-completo-de-linkedin-online-básico/

**Também apresento uma palestra intitulada “25 DICAS DE EMPREGO PARA ENGENHEIROS“. Acesse em https://go.hotmart.com/R5156796G

Anúncios