Muitos processos seletivos pedem para que o candidato revele sua pretensão salarial. Recomendo atenção especial à resposta a ser fornecida, já que dependendo de seu teor tudo pode acontecer!

Toda atividade profissional tem um valor de mercado. Alguma pesquisa e pronto: não é difícil conhecer a realidade salarial de qualquer função que seja. Então por que é que muitos a pedem? Arrisco alguns palpites.

Quando uma empresa cria uma vaga, já sabe em qual faixa salarial estará enquadrada. Acontece que oferta e procura por trabalho fornecem um conflito acirrado: o candidato a emprego quer maximizar seus rendimentos, enquanto o contratante deseja minimizá-los. Ao lançar a famosa pergunta “qual sua pretensão salarial?”, o contratante está pensando em si, buscando o melhor profissional possível pelo menor custo. Mas não se engane. Nesse caso, baixo custo é mais importante que qualidade, infelizmente.

Por exemplo, a empresa deseja pagar 5 mil reais para uma determinada posição. Se a companhia encontrar um bom profissional com pretensão de ganhar 3 mil reais, sorte dela. Por isso da pergunta. Se oferecer 5 direto, uma pessoa que almejasse 3, vai levar 2 a mais mesmo estando disposta a receber 2 a menos. É uma lógica triste do capitalismo, mas muito presente no mercado de trabalho.

Por outro lado, admiro empresas que definem um alvo e não se apegam à realidade salarial do candidato para estipular seus novos vencimentos. Se para trazer um ótimo profissional, houver um aumento de 100% em relação ao último pagamento, não importa, pois tudo já está devidamente definido. O mais importante é reconhecer o valor da contribuição do novo colaborador e oferecer-lhe a melhor condição possível.

Por isso, perguntar a respeito de “pretensão salarial” do candidato é bobagem, pois a resposta deveria ser uma só: receber o maior valor possível! Sei que o momento atual de crise coloca o desempregado em situação amplamente desfavorável para negociar o salário ideal, mas procure valorizar seu trabalho o máximo que puder!

Eng. William Mazza

*Montei um curso de Linkedin Completo e 100% On-Line. Acesse em https://pages.hotmart.com/w5014169j/curso-completo-de-linkedin-online-básico/

**Também apresento uma palestra intitulada “25 DICAS DE EMPREGO PARA ENGENHEIROS“. Acesse em https://go.hotmart.com/R5156796G

Anúncios