Não sei responder por que saí de meu último emprego! E agora???


Entrevista de emprego é sempre um momento tenso, ao menos para o candidato, que muitas vezes está apostando todas suas fichas no sucesso desse evento. Há muito receio sobre aquilo que há de ser questionado. E não é a toa!

Apesar de ser impossível prever o que ocorrerá em cada caso, algumas perguntas e temas são recorrentes. Por exemplo, se estiver sem trabalho no momento da conversa com a empresa, fatalmente será questionado “por que saiu de seu último emprego?”. Aí começam os problemas: o que responder? Posso dizer a verdade?

A realidade é que contratar profissionais também não é fácil, e se engana quem pensa que o único estressado no processo é o entrevistado. Há muita responsabilidade em selecionar um novo colaborador para o time! E se der errado? E se a aposta se mostrar equivocada? Enfim, ninguém quer errar! Por isso um tropeço na entrevista pode custar caro para o pretenso funcionário novo. Uma resposta mal digerida pode abortar o processo seletivo em questão de segundos.

Então, o que fazer? Não se iluda com respostas prontas. Pode funcionar ou não para cada caso. Sendo assim, seguem minhas sugestões:

1)      Se você pediu as contas

Essa é fácil! Se você saiu por sua conta pode argumentar muita coisa: falta de desafios, poucas possibilidades de ascensão profissional, mudança (para pior) na gestão empresarial, aquisição por outra companhia com valores distintos dos seus, enfim, não é difícil explicar um pedido de demissão. Só não seja inocente em falar mal da ex-empresa ou ex-chefe, pois costuma ter efeito bastante negativo. Se estiver magoado com o que houve, deixe para desabafar com a esposa, não com o entrevistador!

2)      Se você foi desligado

Aí complica. Você não saiu, mas foi saído. Mentir é sempre perigoso, pois um simples telefonema pode desmascarar qualquer história genialmente inventada! Claro, sempre existem as famosas reduções de quadro, fechamentos de escritório, fusões e aquisições, todos motivos que transcendem sua responsabilidade num eventual desligamento. Agora, se foi desligamento por baixa performance, desvio de conduta, puxada de tapete, perseguição de ex-chefe e outros motivos constrangedores, minha sugestão é que você saia pela tangente na resposta. Esses temas certamente trarão uma nuvem cinzenta sobre a entrevista, derrubando suas possibilidades de seguir adiante!

Como assim sair pela tangente? Eu diria algo do tipo:

Olha, por questões próprias, eu não gostaria de me estender sobre os motivos de minha saída, pois existe um certo constrangimento pessoal. Mas eu diria que mesmo sendo uma situação difícil de lidar, tive um grande aprendizado de como as coisas funcionam no ambiente corporativo. Hoje estou muito mais maduro e preparado para contornar as dificuldades que me lavaram a sair do último emprego.

Pronto! Respondeu, mas não se estendeu, nem se comprometeu. Também não mentiu. Qualquer entrevistador preparado para sua função tocará a entrevista adiante sem maiores dificuldades.

Bem, essa é a minha ética – nem melhor, nem pior que a sua – simplesmente a minha! Eu sempre penso na entrevista como um momento de ser positivo: é proibido contar histórias tristes! Seja qual for a pergunta tenha sempre uma resposta positiva! Essa sim é uma atitude que vale para 100% dos casos! Boa sorte e boas entrevistas!

Eng. William Mazza

*também realizo análises minuciosas de CV e perfil de Linkedin, além de ter bolado a “Estratégia de Recolocação Profissional do WMazza em 10 passos” – Conheça!!

Anúncios

6 comentários em “Não sei responder por que saí de meu último emprego! E agora???

  1. Olá. Eu acredito que essa resposta vai aguçar a “curiosidade” do entrevistador. Não digo que você está errado ao sugerir esta maneira de responder. Se o recrutador não inquerir detalhes, provavelmente, irá ligar para a empresa anterior do candidato.
    Os recrutadores costumam ligar para a empresa anterior?
    E se a empresa ou superior derem feedback negativo?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s