Na verdade, não aceito pessoas jurídicas como conexões aqui no Linkedin por alguns motivos:

  1. gosto de saber com quem estou falando: quando uma pessoa física pede conexão, tem lá uma foto e um nome completo para eu saber de quem se trata. Numa rede profissional, isso é importante, já que por detrás de um perfil de pessoa jurídica (PJ) pode se esconder qualquer um.
  2. os perfis são criados para pessoas, não entidades: obviamente, os itens título profissional, foto, nome, resumo, experiência, formação acadêmica, competências e recomendações são atribuídas a humanos. Perfis de empresa precisam improvisar respostas, tornando o perfil esquisito.
  3. a solução do Linkedin para empresas é outra: empresas devem possuir suas company pages, que são próprias para mostrá-las de forma bem mais adequada.
  4. a maioria dos perfis criados para empresas são para oferecer serviços: 90% dos casos em minha experiência ao aceitar perfis de PJ são pura e simplesmente para te oferecer produtos vendáveis. Sinceramente, meu inbox não é para isso! Funciona quase como um SPAM! Como disse anteriormente, o Linkedin trata empresas de modo diferente. Há maneiras e locais específicos para se realizar marketing na plataforma. Quero contatos profissionais, não propaganda.
  5. networking se faz com gente, não com empresa: como a proposta de um perfil PJ na maioria dos casos é alavancar seus serviços, não espere os mesmos benefícios de se conectar a um gestor, headhunter ou profissional de RH, os quais podem representar oportunidades reais de trabalho e emprego.

 

Bem, essa é minha opinião. Nada contra quem cria perfis de PJ em local que deveria ser somente PF, inclusive entendo que é uma maneira de realizar propaganda gratuita, mas não me interesso em compartilhar e aceitar essas conexões. Se você sempre aceitou se conectar a esses perfis, tudo bem! É contigo!

Eng. William Mazza

*Montei um curso de Linkedin Completo e 100% On-Line. Acesse em https://pages.hotmart.com/w5014169j/curso-completo-de-linkedin-online-básico/

**Também apresento uma palestra intitulada “25 DICAS DE EMPREGO PARA ENGENHEIROS“. Acesse em https://go.hotmart.com/R5156796G

Anúncios