Metralhar CV adianta?


É bem comum ver alguns desabafos do tipo: “Já mandei 2 mil CVs em 6 meses e nada até agora!”. A pergunta que fica é: a estratégia de metralhar currículos adianta? Sim ou não?

Depende. Acredito que possa ser bem sucedida se estivermos falando de vagas cujas contratações podem ser feitas em massa: ajudantes, auxiliares, estagiários, operários, etc. Nesses casos onde não são necessárias muita qualificação e/ou experiência, entendo que disparar CVs para o maior número de possibilidades pode sim funcionar, principalmente se os candidatos residirem na região das vagas oferecidas.

Agora, para vagas onde se exige um pouco mais de qualificação ou para cargos de gestão, a estratégia me parece equivocada. Por quê? Explico. Nesses casos, quando alguém se candidata a uma vaga específica, é necessário personalizar o CV para se ajustar ao máximo às exigências requeridas. Ao contrário, quando se metralha um CV no mercado, o documento fica tão genérico, que desagrada o recrutador, minguando as chances do documento ser escolhido em meio à multidão.

Quem contrata, na maioria das vezes, quer o melhor candidato. Sai na frente, então, aquele que convence o recrutador de que aquela vaga é a mais importante do mundo para ele. Por outro lado, quem metralha CV passa a mensagem de que topa qualquer coisa, em qualquer cargo e em qualquer empresa, e definitivamente recrutadores não gostam dessa atitude. Repense sua estratégia de recolocação!

Eng. William Mazza

*também realizo análises minuciosas de CV e perfil de Linkedin, além de ter bolado a “Estratégia de Recolocação Profissional do WMazza em 10 passos” – Conheça!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s