Não existe uma pessoa sequer que tenha sido aprovada em 100% das entrevistas nas quais participou. Claro, eu também não sou exceção! Aliás, já cometi cada gafe em entrevistas ao longo da vida profissional, que preciso compartilhá-las para que outros não cometam os mesmos erros. Claro, darei também um toque de bom humor, senão fica chato demais…

Domingo no parque

O encontro foi marcado para o parque do Ibirapuera (na capital paulista), mas eu não achei que seria ali a conversa. Pensei que era só uma referência para um encontro que seria em outro local. O executivo que iria me entrevistar chegou todo animado de moletom para me entrevistar ao longo da sua caminhada matinal, e eu vestido para ser “padrinho de batizado”….

Louro José

Cheguei cedo demais a uma entrevista, e fiquei assistindo Ana Maria Braga na TV da padaria na frente do prédio onde ocorreria a seleção. Resultado: me distraí e atrasei, mesmo tendo chegado com 45 minutos de antecedência!!! Que burro!!!! Kkkkkk

Meia… boca

Na correria, coloquei um pé de meia de cada cor, e só percebi isso ao cruzar as pernas durante a entrevista. Uma preta a outra marrom. Como minha calça estava no estilo “pula brejo” fiquei chique que só vendo!

Desenha uma árvore?

A diretora que iria me entrevistar não pôde comparecer, e enviou a estagiária para tapar o buraco. Chegando lá, ela pediu-me para desenhar uma árvore numa folha em branco. Achei ridículo, mas desenhei. Quando devolvi o papel, ela disse: “nossa! Agora você vai precisar desenhar o Sol, mas não tem espaço, e agora?”. Eu disse: “me desculpe, mas como avaliar um engenheiro e suas competências pedindo pra desenhar árvore, sol e estrelas? Faça me um favor né?” Peguei minhas coisas e fui embora!

Ken executivo

A entrevista era numa empresa de tecnologia, e eu fui à entrevista de terno e gravata, no melhor estilo “Ken executivo”. Quando cheguei lá, até cara de bermuda e chinelo tinha. Que alienado eu fui!!!

Como é que está o inglês?

Na época, péssimo! Mas eu achava que estava ótimo. Resultado: quem iria me entrevistar não compareceu, e tive que realizar a entrevista com seu chefe americano, afinal minha “fluência” em inglês não seria problema… Rapaz, até eu tive pena de mim naquele dia.

Postos de gasolina em Los Angeles

O recrutador me perguntou “quantos postos de gasolina há em Los Angeles?”. Ainda imaturo e, pior, sem entender que na verdade estava sendo avaliado o meu raciocínio lógico, respondi que não tinha ideia, até por que nunca tinha ido a Los Angeles. Péssima resposta!

Se você também já pagou micos em entrevistas, faça seu registro nos comentários abaixo!!!!

 

Eng. William Mazza

*também realizo análises minuciosas de CV e perfil de Linkedin, além de ter bolado a “Estratégia de Recolocação Profissional do WMazza em 10 passos” – Conheça!!!

Anúncios