MBA? Mesmo?


O MBA foi algo que caiu nas graças dos profissionais ao longo dos últimos 15 anos. Em termos gerais, é uma especialização em negócios que pode potencializar em muito a carreira de qualquer um. Mas a questão que me interessa agora é: Ok, mas fez MBA pra quê mesmo?

Cada um sabe o verdadeiro motivo para realizar um MBA. Destaco algumas possibilidades:

  • aprender e/ou aprofundar conceitos de negócios
  • realizar network de qualidade
  • ter contato com o que há de mais recente no mundo dos negócios
  • incrementar o currículo pessoal

Na verdade, qualquer MBA – de qualidade – fornecerá os 4 itens citados e ainda mais benefícios, mas não se iluda, pois também há algumas desvantagens:

  • alto custo de investimento
  • forte dedicação dispensada ao longo de provavelmente 2 anos de curso

 

Em resumo, parece inegável que os benefícios de realizar um MBA suplantam e muito o preço a ser pago por esse título de pós-graduação.

Contudo – sempre aparece um senão… – infelizmente, tenho visto ao longo da vida profissional pouquíssimas pessoas trazendo ao ambiente de trabalho os frutos dessa empreitada. Parece-me que o status do título não encontra correspondência em resultados palpáveis, ou no português claro, é muita pompa para muito pouco!

Ainda há muita gente que pensa apenas no diploma, pensando em surfar na onda do glamour pelo resto da vida, mas vejo o contrário, pois alguém que tenha buscado uma formação extra e de alto nível tem obrigação de se tornar um profissional de referência. Necessariamente, precisa utilizar métodos de trabalho mais sofisticados, obter resultados mais expressivos e fazer análises mais profundas que a média, afinal, a pergunta que não quer calar ainda é: “Fez MBA pra quê mesmo?”.

Eng. William Mazza

*também realizo análises minuciosas de CV e perfil de Linkedin, além de ter bolado a “Estratégia de Recolocação Profissional do WMazza em 10 passos” – Conheça!!

Anúncios

3 comentários em “MBA? Mesmo?

  1. Olá WMazza,
    Grato mais uma vez pelo post. Seu fiel seguidor !
    Sabe, até hoje me faço esta mesma pergunta. Eu, fiz para poder me destacar dentro do competitivo mercado de trabalho. Hoje, como gerente de projetos me exigem uma outra qualificação (PMP), pois assim entendem que mais uma vez me diferenciarei. E assim, exigência em cima de exigências, seguimos adiante nos mantendo no mercado de trabalho. Pergunta: Alguma vez irei usar os conhecimentos de um PMP na trajetória profissional ? Eu, honestamente espero que sim. Eu, honestamente espero que a empresa me cobre na mesma medida que estou me empenhando nesta certificação.
    Sabe DEUS o que nos espera.

    Sds

    Curtir

    1. Olá Ricardo,

      Desculpe mas não tive como não responder, sou PMP desde 2011 e infelizmente aqui no Brasil o uso real dos conhecimentos desta certificação são muito pouco aplicados. Somente poucas empresas entendem os benefícios do uso deste conhecimento, sendo que a maioria acha apenas que trata-se de burocracia desnecessária.
      Mas não desanime por isto, pense na certificação como um conhecimento agregado e claro te-lá vai lhe proporcionar um diferencial.

      Boa sorte neste desafio.

      Cristiane

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s