Vivo dizendo que metralhar pedidos de conexão no Linkedin é besteira, uma vez que não cria uma rede de contatos de qualidade. Mas afinal, como julgar se uma rede é ou não de qualidade? Listo 5 características:

1- aquela que interage com você e suas publicações

Somente numa rede de contatos de qualidade aquilo que você publicar ganhará relevância: seus contatos darão “likes”, comentarão e compartilharão aquilo que você postar. Se a rede é morta, sua interação é zero.

2- aquela que te pede indicações de profissionais

Um dia da caça, outro do caçador. Ao mesmo tempo em que se procura emprego, existe um fluxo enorme de outras pessoas fazendo o mesmo. O tão sonhado contato para oferecer uma oportunidade, pode ser um pedido de indicação de outros profissionais. A rede de qualidade ajuda a todos reciprocamente. Todos ganham.

3- aquela que te ajuda em suas necessidades particulares

Você precisa de um contato numa empresa ou um headhunter específico de sua área. Na rede de qualidade, quando alguém lança uma necessidade, rapidamente surgem várias opções indicadas por outros colegas. Você não fica nunca no vácuo.

4- aquela que produz conteúdos que te ajudem a ser um profissional melhor

Uma boa rede indica artigos e profissionais que agregam valor a sua função. Mais ainda, indicam artigos de jornal e revistas para que todos evoluam de maneira consistente.

5- aquela que lembra de você para oportunidades quaisquer

E por último, é claro, a boa rede é aquela que te indica para vagas de seu interesse, afinal, esse é o maior benefício que o Linkedin pode proporcionar.

E aí, como está sua rede de conexões? Devagar quase parando? Melhor então rever os critérios de pedidos de conexões, e associar-se a outros profissionais mais próximos de sua realidade. Uma rede de qualidades faz muita diferença, pode crer!

Eng. William Mazza

contato: wmazza@bol.com.br

*também realizo análises minuciosas de CV e perfil de Linkedin, além de ter bolado a “Estratégia de Recolocação Profissional do WMazza em 10 passos” – Conheça!!

 

Anúncios