Apesar do processo seletivo para qualquer vaga de emprego ser um toma-lá-dá-cá, é nítido que há um peso desfavorável na relação candidato-empresa, ou seja, a empresa quase sempre é quem dá as cartas e comanda o espetáculo. Mas não custa imaginar como seria interessante ouvir as respostas que os candidatos gostariam de dar nesses momentos, mas por motivos óbvios não podem.

  1. Qual sua pretensão salarial?” – O máximo que vocês puderem pagar e mais uns 30% para garantir.
  2. Onde quer estar daqui 5 anos?” – Olha só, se eu estiver empregado daqui 5 anos, já tá bom demais…
  3. Onde quer estar daqui 5 anos? (versão 2)” – Amigo, não sei nem como vou pagar a escola das crianças mês que vem, e vem me perguntar algo para daqui 5 anos?? Se liga, né?
  4. Por que quer trabalhar conosco?” – Porque dos 2 mil CVs enviados, vocês foram os únicos que me chamaram. Se outros me chamassem, talvez eu até tentaria escolher outra opção.
  5. Seu maior defeito?” – Só ter qualidades….
  6. Sua principal qualidade?” – Não ter defeitos…
  7. Possui disponibilidade imediata?” – Ah, sim, vou precisar quebrar o contrato de aluguel na metade do tempo, tirar os filhos da escola e arrumar outra imediatamente e ainda pedir para minha esposa rescindir o contrato de trabalho dela… fica tranquilo que está fácil! Semana que vem tô aí.
  8. O que gosta de fazer no seu tempo livre?” – Puxa vida, se eu disser você vai ficar corado/a na hora!
  9. Por que saiu de seu último emprego?” – Porque me sugavam a alma e não pagavam um salário decente por isso. Simples assim.
  10. Ficaremos com seu CV para futuras oportunidades, ok?” – Ok, vou fingir que acredito. Na verdade, até preferia que me dissesse que vai rasgá-lo e botar fogo nele, ao invés de me iludir com falsas esperanças.

Atenção, mal humorados de plantão: esse é um post para ser tratado como trollagem e tiração de sarro com o tema das entrevistas. Não precisam me deixar mensagens dando bronquinhas ou sermõezinhos, ok? Obrigado!

 

Eng. William Mazza

contato: wmazza@bol.com.br

*também realizo análises minuciosas de CV e perfil de Linkedin, além de ter bolado a “Estratégia de Recolocação Profissional do WMazza em 10 passos” – Conheça!

 

 

Anúncios